O que é a quarentena?
BRASILEIROS VIAJAM PARA AUSTRÁLIA E NOVA ZELÂNDIA COM SEUS PETS
COMO EVITAR
PROBLEMAS INESPERADOS NO PROCESSO
Muitos brasileiros
estão imigrando para Austrália e Nova Zelândia, seja por um período ou seja definitivamente,
levando com eles seus familiares queridos e, muitas vezes, seus pets, que são
membros da familia.
Os motivos para
esse movimento são vários; conforme estudos realizados, vão desde a busca de
novas oportunidades como a possibilidade de fazer um curso de idiomas ou especialização
na profissão. A escolhá por um desses dois países se dá, sem dúvida, devido à
similaridade entre eles e o Brasil, em tamanho e opções de lazer, bem com a
possibilidade da aventura, bem ao gosto
do brasileiro.
Se bem conseguir o
visto e mudar-se não é tão difícil, levar seu pequeno amigo pode se transformar
em um pesadelo, se não tiver a assessoria adequada. Tanto Austrália quanto Nova
Zelândia tem regras muito rígidas no que concerne à aceitação de animais vindos
de outros países e acordos com muito poucos; infelizmente o Brasil não está na
lista dos países considerados “amigos” pelas autoridades Austrálianas (quer
dizer, sem perigo de transmissão da raiva). Na América do Sul, somente
Argentina e Chile são países considerados "livres da raiva" por
Austrália e por Nova Zelândia, alem de outros países pelo mundo afora (ver DAFF - http://www.daff.gov.au/).
O que significa
isso, realmente?
Cada país
(entendido como "importador") possui suas normas e requisitos,
organizados pela autoridade sanitária competente e aprovados pelo Legislativo e
pelas autoridades diplomáticas, para autorizar a entrada de animais, chámados
neste processo de "livestock"
(bem como seus derivados), dentro de seu território. Essas normas e
requisitos são únicas e delas não cabe apelação, apenas aceitação, pelo país
exportador. Alguns países são menos complicados e outros são mais. Exemplos de
países bastante detalhistas e com processos demorados: Austrália, Nova
Zelândia, Hong Kong, África do Sul, alguns outros países da África (exemplos
bons são Namibia, Angola e Congo), e alguns países fora da União Européia.
Também é medianamente complicado enviar animais para a União Européia em geral.
Essas regras e
requisitos vão desde simples vacinas e microchips até mesmo exames de sangue
complexos, em laboratórios dos Estados Unidos ou Europa, além do cumprimento de
quarentenas de até 7 meses de duração, antes de sair do país de origem e/ou
chegar ao país de destino. Tambem há restrição
de embarque para determinadas raças; exigibilidade de envio por vôo cargo (muitas
vezes em determinada companhia aérea especifica); tipos de caixas de transporte
preparadas conforme normas da IATA (International Air Transport Association) e
IPATA (International Pet Air Transportation); embargo de clima (extremamente
frio ou extremamente quente impede o embarque ou o desembarque); não embarcar
ou não receber animais em feriados, fins de semana ou festas de fim de ano.
Até não muito tempo
atras havia a possibilidade de que o pet fosse transportado como bagagem extra
(ou “extra luggage”) ou até mesmo na cabine, em sendo de pequeno porte. Hoje as
regras estão sendo modificadas e quase não existe mais tal possibilidade; a
maioria dos países está adotando a exigibilidade de transporte dos pets por vôo
cargo, por questões de segurança, o que determina a necessidade de utilizar uma
empresa especializada em transporte de animais vivos, como PetsVentura Pet
Relocation Solutions, já que o consumidor final não está autorizado para agir
em seu próprio nome contatando diretamente os setores de carga das companhias aéreas,
nem tampouco nos setores de despacho aduaneiros, para envio de animais. O
recebimento de animais no destino, alguns países autorizam que o proprietário
do animal o faça diretamente, outros não. E, se o fizer por si mesmo, serão no
mínimo 4 horas de trabalho dentro do setor de carga.
No caso de viagem
de pequenos animais em cabine, normalmente existe essa possibilidade para vôos em
primeira classe ou business class, mas a decisão de autorizar ou não
está totalmente nas mãos da companhia aérea e não exime do cumprimento dos
demais requisitos estabelecidos pelo país recebedor.
Sobre os custos
Os valores para
transferir um animal vivo de um país a outro são altos e em dólares. Envolvem
muitos detalhes e setores diferentes, cada um deles c obrando sua taxa, como
por exemplo: medicamentos, mircrochips (quando solicitado), companhia aérea,
aduanas de ambos países, setor de emigração de ambos países, veterinários de
ambos países, autoridades sanitárias de ambos países, transporte em ambos países,
despachantes em ambos países, quarentenas e exames extras quando necessário,
solicitação de autorização para importação do país recebedor (quando necessário),
além da taxa de serviço da empresa que fará todo o processo.
O que é a quarentena?
Sabendo agora que
os processos de viagem com pets não são tao simples como podem parecer e
sabendo que alguns países exigem quarentena, temos que entender o que significa
isso.
A quarentena é um
período de tempo em que o animal deve ficar confinado em determinado lugar, sem
possibilidade de sair. Pode dar-se no país de origem, no país de chegada, ou em
ambos. No país de chegada o animal
estará no que se chama “Estação de Quarentena”, locais designados pelo governo
para receber os animais, guardado em uma jaula, sendo alimentados e submetidos
a exames veterinários e testes. No país de origem, a modalidade de quarentena
consiste em manter o animal num mesmo endereço, sem sair, durante o periodo de
tempo exigido pelo país recebedor, realizando todos os procedimentos
necessários que autorizarão o embarque, durante o tempo estabelecido pelo país
importador.
Um exemplo prático:
a Austrália exige 6 meses de quarentena. Podem ser todos os 6 meses na chegada
ao territorio Australiano ou 5 meses no país de origem e 1 mês na chegada. Na
América Latina são aceitos como países aptos para realizar este tipo de
quarententa somente Argentina e Chile. Durante esse período de 5 meses, deve-se
realizar todo o processo conforme os requisitos Australianos, que inclui vacinação,
microchip, dois exames de sangue, duas esparasitações, solicitação de autorização
para importação do animal (“import permit”), exames médicos, reserva de estação
quarentenária na Austrália, reserva de vôo cargo. Tudo isso dentro dos prazos
estritos que Austrália solicita, sem haver falhas.
Portanto, se o
imigrante sai diretamente do Brasil, seu pet desembarcará na Austrália e irá
diretamente do aeroporto para a Estação de Quarentena, sem nem sair da caixa de
transporte.
O que e a
quarentena alternativa?
No caso da Austrália,
a unica maneira de evitar os 6 meses de quarentena na chegada e realizar 5
meses do processo de quarentena na Argentina ou no Chile ANTES de viajar. Ou,
no caso da Nova Zelândia, 6 meses antes de viajar. Vale lembrar que 1 mês
devera ser no país de destino, isso não há maneira de se modificar. Esse período
da quarentena realizado na Argentina ou no Chile é a “Quarentena Alternativa”.
PetsVentura é uma das poucas empresas especializadas em transporte
internacional de animais vivos que oferece este tipo de serviço, autorizada
pelo SENASA (Servicio Nacional de Sanidad Animal) além de organizar todo o
processo para enviar o pet, seguindo os requisitos necessários.
Cuidados ao viajar
com seu pet
Sempre que quiser
sair do país com seu melhor amigo, seja muito cuidadoso. Algumas dicas:
- Além de observar todos os requisitos sanitários
exigidos pelo país recebedor para aceitar seu pet, tenha em mente que todos esses países possuem
regras muito estritas e, havendo alguma falha ou brecha, o animal não poderá
embarcar ou desembarcar; se chegar ao
país de destino com documentação imcompleta, será enviado de volta ao país de
origem no primeiro vôo possível. Em alguns casos, o dono do animal pode também
ser enviado de volta, conforme o grau da falha cometida, e, em casos extremos, jamais terá visto para voltar a
esse país. Sabemos de situações em que enviaram o animal ao país de origem sozinho
e, por não haver ninguém que pudesse recebê-lo e retirá-lo do aeroporto, foi
“colocado para dormir” assim que chegou.
- Verifique milhões de vezes se a documentação está
completa, se as datas estão corretas, se não há NENHUM erro de digitação (nome
do(s) proprietário(s) do animal, nome do animal, datas, carteira de vacinação,
etc.
-Tire cópias de TODA a documentação e leve-a
consigo. Nos vôos de carga a documentação original viaja com o animal, juntamente
com a caixa de transporte; por segurança, aconselhamos a ter cópias de tudo.
- Escolha com cuidado a empresa que realizará todo
o processo para você. Nem sempre o mais barato é o melhor. Pesquise no mercado
referências sobre a empresa, trabalhos anteriores, se está ligada à associações
internacionais, como IPATA, por exemplo.
OBS
IMPORTANTE: Temos observado, mediante informação de clientes brasileiros, que
algumas empresas prometem preços melhores mediante algumas “modificações” no
processo, como por exemplo, realizar todo o processo que deveria ser feito fora
do Brasil pelo periodo da quarentena (na Argentina ou no Chile) sem a
necessidade de retirar o animal do Brasil. Isto consistiria em algumas viagens entre
Brasil a Argentina ou Chile cada vez que fosse preciso apresentar o animal às
autoridades competentes, voltando ao Brasil logo depois. CUIDADO: Este atalho pode parecer, no início, muito cativante,
porque além de fazer com que o proprietário do animal não precise ficar longe
deste por um período tão longo, economiza alguns tantos dólares. Porém, o
barato sairá muito caro... Este não é o procedimento legalmente correto e, em sendo
descorberto, o país recebedor vai impedir o desembarque do animal e enviará o animal
e seu dono de volta para casa. Austrália e Nova Zelândia já estão cientes deste
assunto e estão com toda a atenção voltada ao assunto; não é nada dificil
comprovar que um animal cruzou a fronteira entre Brasil e Argentina, por
exemplo, reiteradas vezes, durante o periodo em que teria que estar somente na
Argentina em endereço específico, informado logo da chegada do mesmo ao país.
Nós de PetsVentura
esperamos, com essas informações, poder ajudar a todos os turistas e viajantes
na tarefa de entender o complicado processo de transporte de animais vivos de
um país a outro, lembrando sempre que procurar o profissional correto será
sempre a melhor decisão na hora de viajar com seu pet!
Para
maiores informações entre em contato com PetsVentura Pet Relocation Solutions.
Email: info@petsventura.com
Tel:
(0054)11-5292-6001
Referências
sobre nossos serviços estão disponiveis sob consulta.
© PetsVentura Pet Relocation Solutions · 2012
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